- Área: 590 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Favaro Jr.
-
Fabricantes: FF Armários Embutido, UAU Projetos, Vertz Iluminação, Via Metal Esquadrias
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto buscou a criação de uma casa com área social privilegiada visando atender uma família constituída por um casal que pretende desfruta-la com parentes, amigos, filhos e futuros netos.
A ocupação da casa aconteceu em condomínio fechado, num terreno de 1.740 m² resultado da união de três lotes, sendo que em um deles não haja construção para possível futura comercialização, porém podendo ser aproveitado pelo paisagismo.
A valorização da vista de uma antiga usina de açúcar e mata ciliar do Rio Piracicaba foi o ponto de partida para concepção do projeto .
O nível de implantação garantiu a privacidade sem que fosse necessária a construção de um muro frontal, tendo como barreira física uma mureta de concreto aparente e um grande maciço de primaveras.
A ideia principal foi trazer para dentro dos ambientes a paisagem externa que acabou por definir a residência em dois volumes retangulares principais organizados em sentidos e níveis diferentes. A organização em cruz permitiu que os espaços ficassem sempre voltados para a paisagem.
No volume superior há três suítes e uma ampla sala de TV estabelecida no ponto de cruzamento entre os dois retângulos e o volume inferior se divide entre as áreas de serviços e escritório, lavabo e adega.
Na cobertura do volume inferior foi utilizada a tecnologia cobertura vegetal, que ajuda a amenizar as temperaturas internas.
Na projeção do volume superior, sob um grande vão, situa-se o living e a varanda, de outro , sob um grande balanço, situa-se a garagem.
Para superar os desafios estruturais foi utilizado um sistema de estrutura mista de modo que os materiais trabalhassem sempre dentro de suas qualidades.
Composta por paredes de concreto, vigas e tirantes metálicos a estrutura buscou definir e marcar a estética da casa, destacando os sistemas construtivos nos detalhes arquitetônicos. O fundo das vigas metálicas e os parafusos das conexões com a parede de concreto criam um aspecto industrial e contemporâneo.
Nas paredes de concreto é possível observar os veios das madeiras atravessando as linhas da paginação das formas, matriz para a paginação e dimensionamento dos outros elementos construtivos como o piso de mármore nas áreas sociais, juntas dos painéis de alumínio da fachada e até do posicionamento de luminárias, marcenarias, quadros e elementos de decoração.
Com muita preocupação em proteger a residência FMG Monte Alegre do sol da tarde na face oeste, a Urbem Arquitetura propôs no pavimento superior uma solução prática, rápida e muito bonita, um painel de câmera frigorífica revestida com um composto de alumínio. No pavimento térreo a extensa parede de concreto proporciona toda qualidade termo-acústica necessária para ambientes agradáveis
O resultado final é uma residência que se integra ao jardim e a paisagem se destacando pela sua audácia estrutural, amplitude e conexões entre os espaços garantindo ambientes com muito conforto e luz natural.